2

Feche esse livro e vá ler um blog

Posted by Lucy Heart on 14:50 in
Hoje, em busca de um tema para escrever aqui, recebi a sugestão de falar sobre leitura e a preguiça que os jovens têm quando se trata da mesma.
Nunca fui uma dessas pessoas que lê apenas os livros exigidos pela escola, e nada mais. Sempre achei difícil imaginar como uma pessoa pode demorar uma semana para ler um livro de 60 páginas.
Eu não acho que o tema, quando trata-se de jovens, diga muita coisa. Se a pessoa prefere ler uma história qualquer sobre princesas, duendes ou o que seja, que leia. Melhor ler um livro desses por mês, do que ler Dom Casmurro uma vez na vida e não entender nada.
Esse é o maior problema das escolas. Elas sempre querem que o aluno leia, mas os livros que passam, não interessam a 10% dos alunos.
Pois se a pessoa cria o hábito da leitura, entende melhor qualquer texto. Escreve melhor também.
As escolas também menosprezam muito os blogs. Nos computadores das bibliotecas, os blogs sempre são bloqueados. Os professores (principalmente de literatura) sempre difamando a blogosfera. Mas não se dão ao trabalho de procurar blogs de conteúdo, ou incentivar os alunos a criarem tais blogs.
Será que não existem blogs que podem ajudar na formação de um indivíduo? Duvido.
Se incentivarmos cada um a ler/escrever sobre o que gosta, sobre o que lhe interessa, será que os jovens não leriam mais e escreveriam melhor?
Será que é melhor para o jovem ser "forçado" a ler romances prolixos que não fazem o menor sentido nos dias de hoje, cheios de discriminação (racial, sexual, entre outras) ou ler um texto leve, escrito em bom português e interessante?
Qual a sua opinião?

2 Comments


Discordo fortemente! Acho que sim... o pessoal que está na escola precisa de Dom Casmurro! Precisa de Manuel Bandeira! Precisa saber como a literatura foi parar no que temos hoje!

E outra, é difícil ver romance "ultrapassado". Na verdade, é impossível! Sempre vai ter um casal onde um está interessado no outro e, por algum acaso, fica difícil dos dois ficarem juntos durante o livro.


Sem desemerecer a obra, jamais. É uma obra maravilhosa e muito importante. Mas é uma literatura complicada, e nem todo mundo gosta, ainda mais quem tá na fase pré-vestibular, e nunca teve o hábito de ler.
Acho que quem gosta, deve ler sim, mas não adianta ler sem gostar e ficar sem entender.

Copyright © 2009 De Responsa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.