0

As estranhas leis de nossa nação

Posted by Lucy Heart on 02:36 in
Segundo a Wikipédia, liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,idéias e pensamentos. É um conceito-base das democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Mas quando a liberdade de expressão p
assa a ser um atentado? Seja o mesmo à moral, ao pudor, etc.
A própria lei é divergente.
Na constituição nos é atestado o direito de nos expressar, inclusive pela mídia sobr e quem ou o quê desejarmos. Mas experimente escrever em uma revista, algumas verdades ( por mais que "feias", ainda verdades) sobre um político, e veja se não será processado por calúnia, difamação ou injúria.
(Diogo Mainardi que o diga)
A calúnia consiste em atribuir , falsamente , à alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime.

A
difamação , por sua vez , consiste em atribuir à alguém fato determinado ofensivo à sua reputação. (sendo verdade ou não)

A injúria , por outro lado , consiste em atribuir à alguém qualidade negativa , que ofenda sua dignidade ou decoro. (de novo, sendo verdade ou não)

E cometer qual/quaisquer dos crimes acima contra contra a honra do Presidente da República ou chefe de governo estrangeiro, é bem pior.
Mas como é atestado na con
stituição o contrário, na maioria das vezes, sua condenação ou não depende do seu dinheiro para pagar um bom advogado (não respectivamente).

Agora, atirar sapatos tá liberado. Se você for jornalista, no máximo apanhará um pouco. Nada de processos.



Copyright © 2009 De Responsa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.